10 maio 2017

Como são realizadas as assembleias de um consórcio

Participar de um consórcio é uma forma extremamente eficiente para quem deseja adquirir um bem por meio do autofinanciamento.

O momento mais aguardados por quem participa de um grupo de consórcio é a assembleia.

Para obter o máximo proveito de um consórcio é extremamente importante que o participante entenda o conceito e as principais características de uma assembleia.

Por isso, preparamos os pontos mais relevantes para que você entenda o que é uma assembleia de consórcio e o que observar. Acompanhe!

 

AFINAL, O QUE É UMA ASSEMBLEIA?

As assembleias são reuniões, realizadas pela organização administradora de consórcio para execução dos sorteios de contemplação e oferta de lances dos consorciados, é o ponto alto da execução de um consórcio.

Em alguns casos, a administradora utiliza a assembleia para algumas resoluções ou procedimentos sobre o consórcio.

O momento mais aguardado é o sorteio dos contemplados.

Para os consorciados, é extremamente importante saber quando será realizada a primeira assembleia.

A administradora de consórcio faz a organização do grupo de e determina a pedra chave, que é o número que identifica o consorciado de cada participante, no sorteio.

Assim que tiver o número mínimo de cotas aderidas ao grupo, a administradora realiza a primeira assembleia de contemplação. A partir desta data, as assembleias são realizadas mensalmente.

 

QUAIS OS FORMATOS DE UMA ASSEMBLEIA?

Muitas administradoras utilizam as reuniões presenciais para realização das assembleias, convocando todos os consorciados a participarem. Porém, é cada vez mais comum que as administradoras realizem as convenções em um ambiente online, por onde o consorciado consegue acompanhar os sorteios a partir de qualquer localidade.

Neste mesmo ambiente onde é realizada a assembleia online, a administradora deixa disponíveis os vídeos de gravação das assembleias anteriores e os números das cotas contempladas.

Dessa forma, o consorciado que não acompanhou a assembleia presencial ou ao vivo, pode ter acesso a todo o conteúdo da reunião.

 

COMO POSSO SER CONTEMPLADO EM UMA ASSEMBLEIA?

A contemplação dos consorciados pode ocorrer de duas formas diferentes: por sorteio ou pela oferta de lances.

O sorteio é a forma mais comum de contemplação dos consorciados. Nele, todos os participantes concorrem com as suas cotas, sendo que todas possuem a mesma chance e probabilidade de ser contemplada.

A realização do sorteio ocorre com a retirada de bolinhas de globos que possuem números relacionados às unidades, dezenas e centenas das cotas dos consorciados, de acordo com o número de participantes. É importante saber também que só participam do sorteio os consorciados que tiverem as parcelas com pagamentos em dia.

A oferta de lances funciona de forma parecida com um leilão. Os consorciados podem oferecer lances, desde que o valor em caixa do consórcio e o valor do lance ofertado seja suficiente para adquiri-lo.

Ao fazer a oferta de um lance, o consorciado adianta o valor das parcelas de suas futuras mensalidades. Então, gostaria de saber mais sobre assembleia e consórcio?

Ainda tem alguma dúvida? sugestão? ou quer deixar sua opinião sobre a metodologia das assembleias?

Deixe seu comentário e participe dessa conversa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *